terça-feira, 22 de setembro de 2009

LIDERANÇA É ORGANIZAÇÃO DIVINA



Deus, desde o Gênesis, se mostrou sábio e organizado Gen 1:1-31. E, como realmente não muda, até o Apocalipse demonstra ser organizado em tudo que faz ou manda fazer (Arca, tabernáculo, etc). Já na criação, Deus estabelece que o homem seria o líder para organizar a vida e manter essa organização Gen 1:26, pois antes da criação a Terra era o caos e trevas (Gen 1:2 sem forma e vazio – tohu e bohu).

A segunda lei da termodinâmica diz que: tudo caminha da organização para o caos, tudo envelhece e se destrói largado a si próprio. Por isso Deus na sua sabedoria estabeleceu cuidados e regras para que as coisas fossem cuidadas, e bem cuidadas Tt 2:14. Deus chama Abraão para que seja líder de uma nação que Ele gostaria de separar para ser Dele Gen 12:1-3, depois Abraão passou a liderança a Isaque Gen 25:5 e logo depois Deus promete passar o domínio para Jacó Gen 25:23.

Deus agora decide escolher para liderar os filhos da tribo de Levi e com isso estabelece Moisés Ex 2:1 ; 3:1-10, porém como o povo agora é uma nação enorme, Deus, usando Jetro, sogro de Moisés, deixa claro que se faz necessário instituir líderes auxiliares. Gen 18:13-26. Os discípulos estabeleceram auxiliares para eles (diáconos – At 6:1-7), inclusive o apóstolo Paulo recomenda que as igrejas sejam formadas por líderes estabelecidos (At 20:17 ; Tt 1:5).

Muitos querem ser líderes, entretanto não sabem como chegar lá, nem o que isso representa em suas vidas, e muitos menos aprenderam a obedecer aqueles que estão revestidos de autoridade; afinal para liderarmos precisamos aprender a obedecer. Obedecer é tão nobre quanto liderar e inclusive é requisito para ser chamado à liderança. Os grandes líderes foram homens obedientes e que andavam com Deus, debaixo das suas orientações (Ex 33:10-11 ; Dt 31:14,23).

Os líderes são grandes homens que realizaram grandes feitos, e devido a isso separaram enorme quantidade de tempo, esforço e até finanças em prol do que realizaram. Eles precisam pensar no que os outros não tem pensado e fazer o que a maioria não quer fazer; precisam molhar os pés para que o povo passe de pé enxuto, e carregar pedra enquanto o povo passa tranqüilo. Você está disposto a molhar os pés e carregar pedras? (Js 3:12-17 e Js 4:1-6).

Hoje em dia, neste mundo corrido, em que todas as coisas são efêmeras, a maior prova de amor que uma pessoa pode dar a outra é ofertar o que tem de mais valioso, que sem dúvida é o seu tempo. É doar o seu tempo a alguém, é parar para ouvir, parar para fazer uma visita, é parar para ajudar (Lc 10:30-35).

As coisas só serão bem sucedidas a partir do momento em que houver pessoas interessadas em obedecer, liderar e organizar o que está sendo feito. Fomos chamados para sermos um povo especial, zeloso por boas obras; por isso também, Cristo morreu por nós (Tt 2:14). Precisamos ter amor em obedecer de coração, em liderar com sacrifício e ser como Jesus Cristo, organizados.

Fonte: http://www.jovemadventista.com.br

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Esperança para famílias


Esperança para famílias

Há instituições, inventos e descobertas que carregam na sua história e origem o registro do seu criador, inventor e descobridor. Mas você já parou pra pensar sobre o criador da família? Foi algum pensador grego? Algum herói épico? Ou será que o projeto família é algo tão perfeito que nem se cogita a possibilidade de ser uma idealização humana?

Através de uma análise de DNA, pesquisadores coordenados por Wolfgang Haak, da Universidade de Adelaide, na Austrália, identificaram quatro corpos como sendo uma mãe, um pai e seus dois filhos, de 8 ou 9 anos e 4 ou 5 anos. Com uma idade de 4600 anos a descoberta consiste no mais antigo registro genético molecular já identificado de uma família no mundo.

Acreditamos nisto: essa instituição é divina e existe desde que o mundo é mundo. Mesmo os que estão escolhendo não construir uma família, não podem negar o bem que há em fazer parte de um grupo de pessoas que compartilham o mesmo DNA ou tão somente são amados e protegidos como se compartilhassem o mesmo sangue.

É percebido que há uma tentativa de diminuir sua importância e desmerecê-la como instituição, mas o conceito de família tem ultrapassado o tempo e está presente nas mais diferentes culturas. Em qualquer lugar do mundo, em qualquer idioma ou dialeto pais e filhos são a estrutura das suas próprias crenças e sociedade, e, por tudo, isso acreditamos que o lar deve ser moldado e apresentado como o lugar mais acolhedor para todos que fazem parte dele.

Entendemos que a família é um laboratório para nosso próprio desenvolvimento e descobertas. É aí que aprendemos a ser gente de verdade. É nela que aprendemos a conviver com as diferenças e amar apesar delas. Desenvolvermos a capacidade de respeitar, de valorizar, de compartilhar, de ser leal, de ser verdadeiro… Os valores acontecem nela.

Quando percebemos um movimento moderno de descrença na família e na validade da sua natureza não nos omitimos da responsabilidade de resgatar esse conceito e de fortalecer os relacionamentos. Apresentamos a família como um lugar onde o amor deve ser repartido e que as pessoas vivam em uma atmosfera de paz apesar de qualquer situação.

Homens e mulheres, crianças e jovens, além dos que já chegaram a idades mais avançadas, são atendidos pelos projetos desenvolvidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Entendemos que é dever de todos nós contribuir para que os lares que estão surgindo tenham estrutura; que os desestruturados se refaçam e se solidifiquem no perdão e no amor real. Não o amor de novela, mas o sentimento robusto que suporta tudo, que espera tudo e que crê que é possível ser feliz.


Fonte: http://www.novotempo.org.br/suacasaumlar/?p=12

sexta-feira, 18 de setembro de 2009



Que religião é essa?






Clubes de luta, reggae, campeonatos de surfe e até tatuadores estão atraindo cada vez mais jovens para as igrejas evangélicas do Brasil, afirma reportagem publicada [na] terça-feira pelo jornal americano New York Times. Sob o título “Noites de luta e reggae enchem as igrejas brasileiras”, a reportagem descreve o recente crescimento das Igrejas Evangélicas no Brasil e a evasão de fiéis da Igreja Católica. “(A igreja) Renascer em Cristo está entre o crescente número de igrejas evangélicas no Brasil que estão encontrando formas de se conectar com os jovens para aumentar seu rebanho de fiéis. De noites de luta a reggae, vídeo games e tatuadores no local, suas igrejas vêm ajudando a tornar o movimento evangélico o movimento espiritual que mais cresce no Brasil”, diz a reportagem.

“Igrejas evangélicas cristãs estão atraindo os brasileiros para longe do catolicismo romano, a religião dominante no Brasil. Em 1950, 94% dos brasileiros diziam ser católicos, mas este número caiu para 74% até o ano 2000. Ao mesmo tempo, a porcentagem dos que se descrevem como evangélicos aumentou em cinco vezes no mesmo período, chegando a 15% no ano 2000.”

Segundo um pastor da Igreja Renascer, o movimento evangélico pode preencher um vazio para os jovens que buscam a salvação. Mas o NYT também comenta a controvérsia em torno da igreja, cujos fundadores, Estevam e Sonia Hernandes são acusados de fraude, roubo, evasão de impostos e lavagem de dinheiro no Brasil.

“A Renascer tenta contratar pastores jovens que possam se relacionar melhor com membros adolescentes”, diz o jornal. “Na noite de luta (competições de jiu-jitsu, segundo o jornal), dezenas de adolescentes e jovens adultos compareceram à igreja. No salão da frente, carrocinhas vendiam cachorro quente e pizza, e jovens faziam fila para adquirir tatuagens de temas religiosos como ‘eu pertenço a Jesus’.”

A reportagem descreve ainda o estado de transe em que muitos fieis parecem entrar durante os cultos, e descreve o recolhimento do dízimo pelas igrejas.

O movimento evangélico atrai jovens de todas as classes no Brasil, afirma o New York Times, citando a igreja Bola de Neve, formada por surfistas. A igreja, fundada em 1999 no Rio de Janeiro, afirma ter hoje mais de 100 assembleias, a maior parte no Brasil. Segundo o fundador, música e esporte “superam todos os tipos de barreiras”.

Fote: http://www.criacionista.blogspot.com/

Que religião é essa?


Clubes de luta, reggae, campeonatos de surfe e até tatuadores estão atraindo cada vez mais jovens para as igrejas evangélicas do Brasil, afirma reportagem publicada [na] terça-feira pelo jornal americano New York Times. Sob o título “Noites de luta e reggae enchem as igrejas brasileiras”, a reportagem descreve o recente crescimento das Igrejas Evangélicas no Brasil e a evasão de fiéis da Igreja Católica. “(A igreja) Renascer em Cristo está entre o crescente número de igrejas evangélicas no Brasil que estão encontrando formas de se conectar com os jovens para aumentar seu rebanho de fiéis. De noites de luta a reggae, vídeo games e tatuadores no local, suas igrejas vêm ajudando a tornar o movimento evangélico o movimento espiritual que mais cresce no Brasil”, diz a reportagem.

“Igrejas evangélicas cristãs estão atraindo os brasileiros para longe do catolicismo romano, a religião dominante no Brasil. Em 1950, 94% dos brasileiros diziam ser católicos, mas este número caiu para 74% até o ano 2000. Ao mesmo tempo, a porcentagem dos que se descrevem como evangélicos aumentou em cinco vezes no mesmo período, chegando a 15% no ano 2000.”

Segundo um pastor da Igreja Renascer, o movimento evangélico pode preencher um vazio para os jovens que buscam a salvação. Mas o NYT também comenta a controvérsia em torno da igreja, cujos fundadores, Estevam e Sonia Hernandes são acusados de fraude, roubo, evasão de impostos e lavagem de dinheiro no Brasil.

“A Renascer tenta contratar pastores jovens que possam se relacionar melhor com membros adolescentes”, diz o jornal. “Na noite de luta (competições de jiu-jitsu, segundo o jornal), dezenas de adolescentes e jovens adultos compareceram à igreja. No salão da frente, carrocinhas vendiam cachorro quente e pizza, e jovens faziam fila para adquirir tatuagens de temas religiosos como ‘eu pertenço a Jesus’.”

A reportagem descreve ainda o estado de transe em que muitos fieis parecem entrar durante os cultos, e descreve o recolhimento do dízimo pelas igrejas.

O movimento evangélico atrai jovens de todas as classes no Brasil, afirma o New York Times, citando a igreja Bola de Neve, formada por surfistas. A igreja, fundada em 1999 no Rio de Janeiro, afirma ter hoje mais de 100 assembleias, a maior parte no Brasil. Segundo o fundador, música e esporte “superam todos os tipos de barreiras”.

Fote: http://www.criacionista.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de setembro de 2009




Beber com moderação é o melhor para sua saúde?

E a cerveja sem álcool?


AlcoolBebaComModeracao







O Dr. Jochen Hawlitschek, médico com Ph.D. em medicina e cirurgia, Mestrado em Saúde Pública na Loma Linda University, ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Montemorelos, México, e Diretor do Departamento de Saúde da Divisão Euro-Africana em Berna, Suiça, publicou recentemente um excelente livro sobre Doenças do Estilo de Vida, disponível em forma eletrônica em Alemão, Português, Inglês e Espanhol, alguns dos idiomas que ele fala. Deste seu livro, tirei as seguintes informações para a reflexão dos leitores que desejam saúde.

O efeito químico do álcool é a depressão do sistema nervoso em todas as circunstâncias e não é utilizado como anestésico geral devido à margem muito estreita entre a ação farmacológica e a toxicidade. A Organização Mundial da Saúde identificou beber álcool como um dos 10 principais riscos para a carga global de doenças. (WHO Press release, 28Março2007, http://www.iarc.fr/ENG/Press_Releases/pr175a.htm ) Não surpreende que a Bíblia tem muitas admoestações contra seu uso. “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.” (Provérbios 23:31, 32) “O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” Provérbios 20:1.

Referente aos seus efeitos sobre o sistema imunológico, “O álcool deveria considerar-se como uma droga imunossupressora de efeitos a longo alcance.” (MacGregor, RR, “Alcohol and Immuno Defense”, JAMA, Set 19, 1986, vol. 256, no. 11) Não poderia haver uma afirmação mais forte para expressar seus efeitos negativos sobre a saúde, além de muitas outras desvantagens bem conhecidas. Sobre seus possíveis benefícios para o coração a Organização Mundial da Saúde chegou finalmente à seguinte conclusão: “Mesmo sendo que o consumo regular baixo a moderado de álcool tenha efeito protetor contra a doença coronária, os outros riscos cardiovasculares e para a saúde associados com o álcool não favorecem uma recomendação geral para o seu uso.” (Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases, OMS, 2003, p. 90).

O álcool atua quimicamente como anestésico geral. O sistema nervoso é sumamente vulnerável porque o álcool se dissolve rapidamente no líquido cefalorraquídeo (líquido da “espinha”) e porque as células nervosas são muito delicadas. O lobo frontal é o primeiro a ser anestesiado e logo o efeito continua de acordo com a lei da paralisia descendente de Jackson: córtex cerebral → centros subcorticais → medula espinhal → bulbo (centro respiratório). Portanto, se divide o efeito do álcool em quatro etapas:

1. Diminui a destreza manual e autocrítica. Aumentam erros. Surge euforia NÃO por estimulação das funções mentais, mas pela falta de controle do lobo frontal! A pessoa fica muito sociável, aparentemente ainda funciona, mas esta é a etapa dos acidentes!

2. Perda do controle das emoções, descoordenação, liberação de instintos animais. Esta é a etapa dos crimes de toda índole! Pelo menos a metade de todos os crimes são cometidos por indivíduos que nunca atuariam desta maneira se estivessem sem álcool.

3. Sono, inconsciência, coma.

4. Pele úmida, fria, defecação, urina involuntária, paralisia respiratória e morte.

“Resultados de estudos de autópsias mostraram que pacientes com uma história de consumo crônico de álcool têm cérebros menores, mais leves e atrofiados que adultos não-alcoólicos da mesma idade e sexo. Este fenômeno foi confirmado repetidas vezes em alcoólicos vivos usando técnicas de imagem estrutural como a tomografia computarizada (CT) ressonância magnética (MRI). ... Estas imagens revelam que a atrofia é mais extensa na camada exterior (córtex) do lobo frontal, que se crê ser a sede das funções superiores de inteligência. ... A atrofia também ocorre nas regiões cerebrais mais profundas, incluindo estruturas cerebrais associadas com a memória, e também no cerebelo que ajuda a regular a coordenação e o equilíbrio.” (National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, No. 47, Abril 2000, http://pubs.niaaa.nih.gov/publications/aa47.htm)

E a cerveja sem álcool? A lei permite usar o rótulo “sem álcool” até um conteúdo de 0,5% de álcool. Veja a advertência: “Apesar do conteúdo baixo de álcool, certamente não é recomendável oferecer cerveja sem álcool às crianças. Isto poderia produzir um condicionamento ao sabor da cerveja, facilitando-lhes ultrapassar o umbral do uso de cerveja com álcool.” (Dr. Helmut Oberritter, Diretor de Investigação, Sociedade Alemã de Nutrição, Medical Tribune, nr. 37, September 1991)

A única conduta segura para a saúde em relação ao álcool é a abstinência total. Beber com moderação é intoxicar-se com moderação. Você quer intoxicar-se ou quer saúde?

Fonte: Portal Natural - http://www.portalnatural.com.br/index.php/component/content/article/78-manchetes/692-alcool-beba-com-moderacao-ou-evite-o


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Revista Adventista de setembro destaca internatos


PDF Imprimir E-mail
Tatuí, SP ... [ASN] A Revista Adventista do mês de setembro, publicação oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil e produzida pela Casa Publicadora Brasileira, traz como reportagem de capa o artigo intitulado “Minha escola, minha vida”, que aborda a rotina dos internatos adventistas e como preparam jovens e crianças para influenciar positivamente a sociedade. Segundo o editor associado da RA, pastor e jornalista Wendel Lima, outro destaque é a entrevista com o infectologista Dorival Duarte, que fala sobre prevenção da gripe suína e as ameaças do mundo microbiológico. No espaço jovem, o articulista Douglas Reis discute aprendizados com os erros do último rei de Judá, cuja história está no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, chamado Ezequias.
No caderno de notícias, as principais reportagens são: dedicação do livro e revista missionários de 2010 na Casa Publicadora Brasileira, resultados do projeto Impacto Campinas, que movimentou uma das maiores cidades brasileira e uma análise detalhada a respeito do Simpósio Teológico Adventista ocorrido recentemente na Bahia. Conheça mais sobre a Revista Adventista e outros produtos da Casa Publicadora Brasileira em www.cpb.com.br. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

AndreNunes.com

Olá Somos da UDF - Universidade da Familia (www.udf.org.br) somos uma organização cristã com a missão de apoiar a igreja local no fortaleciamento das familias. Por isso formatamos e organizamos varios cursos nas areas do interesse da familia. Temos também o curso ALIANÇA-AMOR INCONDICIONAL voltado para casais, se desejarem conhecer mais visite nosso site www.udf.org.br/FFI_alianca.html

Deus abençoe!

André Nunes