sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tempo de Solidariedade


Ainda ecoa entre a humanidade o episódio de um sábado. Não me arrisco a chamá-lo de um sábado qualquer, porque foi um sábado especial. Pelo menos para o homem que, em algumas versões da Bíblia Sagrada, é denominado simplesmente de o homem da mão ressequida ou seca, ou ainda mirrada. A história não deixou menções do nome desse indivíduo e tampouco detalhes de sua doença, mas ali é dito que ele foi curado, dentro da sinagoga, por Jesus Cristo. Sua mão direita voltou ao normal. Gosto da narrativa do evangelista Marcos, que a faz no capítulo 3, a partir do primeiro versículo, embora a mesma esteja presente, também, nos escritos de Mateus e Lucas.
Há dois pontos que me chamam a atenção neste relato de milagre praticado por Jesus Cristo. O primeiro ponto é que Jesus se importa com as pessoas, especialmente com o sofrimento humano. Ele demonstrava empatia verdadeira pelas pessoas que o rodeavam não importava qual fosse a condição delas. Atendia de maneira amorosa e misericordiosa tanto centuriões e líderes da sinagoga judaica, quanto pobres, desvalidos e marginalizados pela sociedade da época. Não sabemos profundamente qual era a situação deste homem da mão ressequida, mas podemos deduzir, a partir da história, que era um cidadão visto com inferioridade por muitos. Ter uma deficiência nos tempos de Jesus, como infelizmente hoje ainda é em muitas situações, significava ter menos acessos, menos oportunidades e menos apreciação por parte dos que se consideram “perfeitos”.
Jesus contraria a tradição humana e cura o homem. Não era do agrado da liderança religiosa vigente que uma pessoa nesta situação recebesse qualquer atenção. Estava proscrita e renegada ao segundo plano. Jesus tinha e tem a capacidade de dar a devida importância que as pessoas têm aos olhos divinos.
O segundo ponto que consigo perceber neste relato é que Jesus realizou o milagre em um sábado. O dia que Deus reservou, conforme os mandamentos divinos relembrados no Monte Sinai, para descanso e adoração especial ao Criador. Para os fariseus, grupo de judeus tradicionalistas apegados mais a regras próprias do que aos ensinos presentes no Antigo Testamento (a Bíblia da época), era absurda essa cura. Representava uma afronta ao modo de pensar deles. A sua autoridade. Mas Jesus expressou respeito pelos mandamentos divinos e esclareceu que o sábado é um dia de solidariedade. Não é um dia em que as pessoas se enclausuram e fogem do mundo exterior. Pelo contrário, é um dia de esperança física, mental e emocional também.
Há gente que sofre calada em casa, nos hospitais, nos asilos, nos orfanatos, nas ruas, nos cantos das lojas e até das igrejas. Jesus continua me ensinando e nos ensinando que o sábado é tempo de solidariedade, de amor prático a quem precisa, a quem clama ou silencia com dores. Solidariedade é uma das palavras-chave do sábado, um dia muito especial para quem ajuda e para quem é ajudado.

Fonte: http://www.sabado.org/

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti: os líderes da Igreja pronto para avaliar os danos após terremoto atinge 7,0

Sétimo líderes adventistas na América Central estão preocupados com os Milhares de membros da Igreja que Poderiam ter Sido afetados por um terremoto que atingiu o Haiti, esta tarde. O terremoto, medindo 7,0 graus na escala Richter, teria sido centrado 10 milhas a oeste de Port-au-Prince no oceano, e sentiu-se tão distantes como Santiago, Cuba e Santo Domingo, República Dominicana. O terremoto, medindo 7,0 graus na escala Richter, centrado Sido teria 10 milhas a oeste de Port-au-Prince no oceano, e sentiu-se tão distantes como Santiago, Cuba e Santo Domingo, República Dominicana.

Vinte minutos depois do terremoto assolou o país do Caribe, Wally Amundson, Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) para a América Central, falou a Ketteline Israel, assistente do diretor da ADRA no Haiti. Vinte minutos depois do terremoto assolou o país do Caribe, Wally Amundson, Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) para a América Central falou, um Israel Ketteline, assistente do diretor da ADRA no Haiti.

"Há edifícios desmoronaram em volta, o tráfego é pouco movimento e um sentimento geral de pânico e perda de vida é evidente", disse Israel sobre o telefone de Delmas, uma região atingida pelo terremoto. "Há edifícios desmoronaram em volta, o Tráfego é pouco movimento e um sentimento geral de pânico e perda de vida é evidente", disse Israel sobre o telefone de Delmas, uma região atingida pelo terremoto.

"Esta é uma situação muito triste, e estamos muito preocupados com os nossos irmãos", disse o Pastor Israel Leito, presidente da Igreja na América Latina. "Esta é uma situação muito triste, e estamos muito preocupados com os nossos irmãos", disse o Pastor Israel Leito, presidente da Igreja na América Latina. "Sabemos que vai haver uma grande necessidade nos próximos dias." "Sabemos que vai haver uma grande Necessidade nos próximos dias."

Os líderes estão esperando para ter mais informações amanhã sobre a sociedade e suas igrejas e edifícios. Os líderes estão esperando para ter mais informações amanhã sobre a sociedade e suas igrejas e edifícios. Até agora, o escritório sede da Igreja em Delmas não sofreu nenhum dano na sua estrutura, de acordo com os oficiais da igreja local. Até agora, o escritório sede da Igreja em Delmas não Sofreu nenhum dano na sua estrutura, de acordo com os oficiais da igreja local.

A maioria das grandes instituições da igreja, como o seu hospital e universidade, é baseado no Carrefour na região Diquini na periferia sul de Port-au-Prince. A maioria da igreja das grandes instituições, como o seu Universidade e hospital, é Baseado no Carrefour na região Diquini na periferia sul de Port-au-Prince. Apesar de o Carrefour não está perto de Delmas, líderes da igreja estão à espera de ouvir mais sobre danos potenciais para essas instituições, bem como. Apesar de o Carrefour não está perto de Delmas, líderes da Igreja estão à espera de ouvir mais sobre Danos Potenciais para essas Instituições como, bem.

A avaliação das necessidades deverá estar em pleno andamento, amanhã e nos próximos dias, de acordo com Amundson. A avaliação das Necessidades Deverá estar em pleno andamento, amanhã e nos próximos dias, de acordo com Amundson.

"A ADRA Haiti está preparado para usar doações em dinheiro para fazer uma primeira resposta imediatamente lá, em termos de comida e água para os mais necessitados, utilizando sua base de voluntários", acrescentou Amundson. "A ADRA Haiti está preparado para usar doações em dinheiro para fazer uma primeira resposta Imediatamente lá, em termos de comida e água para os mais necessitados, utilizando sua base de voluntários", acrescentou Amundson.

Haiti tem mais de 335.000 adventistas adoram em 470 igrejas. Haiti tem mais de 335,000 em 470 igrejas adventistas adoram. Além de um hospital, uma universidade, e uma padaria, a igreja opera dezenas de escolas de lá. Além de um hospital, uma universidade, e uma padaria, uma igreja opera dezenas de escolas de lá.

Para mais atualizações sobre o Haiti e outras notícias, visite-nos em http://www.interamerica.org/


Fonte: http://www.interamerica.org/

Queridos Irmãos oremos pelos nossos irmãos e familiares pois, só Deus para confortar suas vidas.