sábado, 3 de abril de 2010

Por que a Bíblia aconselha a tomar um pouco de vinho por causa de enfermidade?

O verso que fala sobre isto é:

1 Timóteo 5:23 Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.
A palavra grega “oinos”, a qual é traduzida por “vinho”, pode significar tanto suco de uva fermentado como não fermentado, dependendo do contexto.
Desde que bebidas alcoólicas são categoricamente condenadas em diversas passagens bíblicas (veja abaixo) é inconcebível que os líderes da igreja do novo testamento iriam incentivar o uso de bebida fermentada.
O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio. Provérbios 20:1.
Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Provérbios 23:29-32.
Não há nada no conselho de Paulo a Timóteo que indique que este “um pouco de vinho” era fermentado. Sendo que Timóteo tinha um aparente problema de indigestão e também outras enfermidades, Paulo recomendou o suco da uva como um complemento à sua dieta em benefício da saúde de Timóteo.
Devemos compreender também que naquela época não havia os modernos remédios específicos para cada enfermidade. Paulo recomendou o puro suco de uva, um alimento natural, como um meio de minimizar os efeitos da debilidade de saúde de Timóteo.
Outros escritores bíblicos se referem ao suco de uva não fermentado como uma bênção para o corpo.
Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos e não os destruirei a todos. Isaías 65:8.
A palavra grega usada para vinho neste verso, na versão grega do Antigo Testamento, é também “oinos”. Este tipo de “vinho” que está no cacho, pode ver-se claramente que não é alcoólico!
Algumas autoridades de saúde hoje em dia também recomendam o uso de suco de uva devido à sua rápida absorção pelo sistema orgânico.


Fonte: Novo Tempo