sábado, 28 de agosto de 2010

Acupuntura – pergunta e resposta

O que a Igreja Adventista pensa sobre acupuntura? – P.
Prezado P., o Dr. Silas de Araújo Gomes realizou ampla pesquisa sobre as ditas medicinas alternativas e publicou o resultado disso em forma resumida no livro Medicina Alternativa – A Armadilha Dourada (recomendo, é da CPB – www.cpb.com.br). Algum tempo atrás, conheci uma médica em Florianópolis, pós-graduada em acupuntura. Ela era budista e cursou medicina em Taubaté. Depois de convertida ao adventismo, ela voltou a pesquisar os livros de acupuntura e chegou às mesmas conclusões do Dr. Silas:
“Terapeutas chineses e ocidentais têm buscado com todo empenho enquadrar a acupuntura dentro das ciências clássicas da sáude. Tem-se enfatizado os surpreendentes resultados da acupuntura no tratamento da dor, mesmo durante cirurgias abdominais e torácicas, quando o paciente é operado sem o uso de qualquer anestésico exceto a aplicação de algumas poucas agulhas em partes distantes do seu corpo. Não é minha intenção discutir a aparente eficácia do método. Não sou céptico quanto ao efeito analgésico da acupuntura, isto tem sido relatado e experimentado por muitos. O que não posso aceitar é que tal efeito seja resultado da simples aplicação de agulhas em pontos imaginários de anatomia sutil de meridianos que não existem!
“Como explicação, também fala-se muito de um provável efeito placebo (auto-sugestionamento) e do estímulo da produção de endorfinas, o que talvez poderia ser verdade em casos menores. No entanto, realizar uma pneumectomia (retirada cirúrgica do pulmão) tendo como anestésico apenas a aplicação de uma agulha no antebraço do paciente, me parece demasiado espantoso para considerar como um simples efeito placebo. Antes, prefiro crer que tais fantásticos resultados são intencionalmente produzidos pelo poder sobrenatural daquele que desde o princípio busca desencaminhar a humanidade de Deus, mantendo-a envolta na indefinida neblina do engano.
“Tanto os terapeutas como os sofridos pacientes estão em busca de resultados e Satanás sabe como produzir esses resultados para iludi-los. Insisto em que não devemos nos encantar apenas com resultados sem levarmos em conta os fundamentos do método. É fácil observar que o misticismo envolve todos os fundamentos da acupuntura, a qual se relaciona com vários outros métodos diagnósticos ou terapêuticos de natureza igualmente mística. O conceito acupunturista da anatomia sutil da energia vital e dos meridianos não tem o menor fundamento fisiológico ou anatômico topográfico, recorrendo para sua explicação a um intrincado e obscuro emaranhado filosófico vitalista oriental. A acupuntura, portanto, é uma técnica terapêutica de natureza essencialmente mística e espiritual. Por tudo isto, chegamos à conclusão de que a prática da acupuntura não está de acordo com os princípios de medicina natural conforme apresentados na Bíblia e no Espírito de Profecia.”
Postado por Michelson
www.criacionismo.com.br
 
Fonte: Novo Tempo

4 comentários:

  1. proponho um debate ! Sou acupunturista e não acredito em religião. Aguém esta disposto a ouvir verdades?

    ResponderExcluir
  2. Iguinorancia pura!vcs e quem trabalha para esse A quem vos fala!pq vcs falam uma palavra para Deus e varias para o .... que não falo nem o nome do mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Um melhor estudo sobre acupuntura deveria ser realizado. Nao existe nada de espiritual ou sobrenatural. Pesquisas modernas ja conseguem provar ate a existencia dos meridianos. E efeito placebo? bom estatisticamente falando os remedios hoje utlizados possuem um efeito placebo de 70%.
    Deus nos criou inteligentes para estudar e aprender. Que Deus os abencoe

    ResponderExcluir
  4. Rsrsrsrs... Realmente só rindo depois de ler este texto simplismente ridículo sobre acupuntura dizendo ser coisa de satanás!

    Esse povo quando não sabe explicar, coloca culpa no poder de satanás! Caros amigos quem dá poder à satanás é quem acredita que ele possa ter algum poder!

    Prefiro acreditar que se alguém promove alguma cura através da acupuntura, esse alguém É DEUS e mais ninguém.

    ResponderExcluir